domingo, 4 de maio de 2008

NOÇÕES DE HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: O LATIM CLÁSSICO E O LATIM VULGAR

ROTEIRO 1 – NOÇÕES DE HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

 

ANEXO B – O LATIM CLÁSSICO E O LATIM VULGAR

 

          Podemos distinguir duas formas no Latim: o Latim Clássico ou Literário, que era usado pelas pessoas cultas e pela classe dominante (poetas, filósofos, políticos) e o Latim Vulgar, que era a língua utilizada pelas pessoas do povo (soldados, agricultores, pastores de animais, comerciantes). Isto começou a acontecer a partir do século III A.C., por causa da influência da cultura grega sobre os romanos.

          O Latim Clássico, escrito e falado com intenções artísticas, foi sendo aperfeiçoado até atingir uma perfeição tal que foi se distanciando cada vez mais do outro latim, o vulgar, que era usado na comunicação diária pelos mais variados grupos sociais da Itália e de outras localidades.

          Foi esse latim (o vulgar), falado pelo povo e principalmente pelos soldados romanos, que chegou às regiões conquistadas da Península Ibérica (atualmente Portugal e Espanha) e que deu origem às chamadas línguas românicas.

 

 

EXERCÍCIOS

 

Responda às perguntas abaixo, tomando por base o texto acima.

 

  1. O que você entende por Latim Clássico?
  2. O que era o Latim Vulgar?
  3. Por que havia dois tipos de Latim?
  4. O que você entende por línguas românicas?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GABARITO:

1.      Tipo de linguagem, dentro do Latim, usada pela elite romana (poetas, filósofos e políticos); é como se fosse o português culto dos nossos dias que é diferente do português falado pelo povo inculto.

 

2.      Era a linguagem usada pelo povo na comunicação diária, durante o período do Império Romano.

 

3.      Por causa da influência da civilização grega sobre os romanos. Os gregos eram um povo altamente culto e isto acabou fazendo com que os romanos também absorvessem a cultura grega.

 

4.      Foram as línguas que se originaram do Latim Vulgar, em virtude do entrelaçamento desta língua com a língua dos povos conquistados, principalmente na região da Península Ibérica.

 

 

 

 

Nenhum comentário: